Maria de Nazaré do Nascimento Tavares[2]
O início do século XX é caracterizado por profundas transformações sócio-econômicas e culturais, consequentes do extraordinário aumento do conhecimento no mundo e do acelerado avanço tecnológico. Estes agentes de transformações dentre eles a informática e as telecomunicações vêm provocando perceptíveis alterações no modo de conhecer mundo. As ciências, as novas tecnologias, de modo que a informação digital já desempenha papel importantíssimo no desenvolvimento de novas pesquisas, nas mais diversas áreas do conhecimento humano.
Infelizmente este avanço não visto na educação, pois segundo Symour Papert (1994), num período que houve muitas atividades humanas revolucionárias e beneficiadas por grandes mudanças, quase nada comparável foi feito na educação. Papert alerta, porém, que mudanças em educação não devem ser confundidas nem resumidas a atos essencialmente técnicos, induzidos por mudanças tecnológicas. Contudo, não se pode jogar toda a responsabilidade por essa situação à escola , pois grande parte disso cabe às políticas públicas que deveriam oferecer uma formação inicial que preparasse realmente o professor para o domínio dessa ferramenta que é o computador.
O filme “A explosão do conhecimento” reproduz fielmente o que se sucede através dos tempos na humanidade, apresentando os avanços no trabalho científico, mostrando que a humanidade vive em constante busca pelo novo desde a invenção da roda há cerca de cinco mil anos antes de Cristo até o aparecimento do computador, uma ferramenta que veio revolucionar o modo de pensar e agir do ser humano. Em relação à educação, o aparecimento do computador irá prover o educando de um constante conhecimento ao utilizar as novas tecnologias de comunicação e informação para o desenvolvimento de suas competências e habilidades ampliando seu universo de conhecimentos.
Sendo, assim, a informática vem para colaborar e integrar a tecnologia à atuação pedagógica e transformar o professor em um educador reflexivo e pesquisador, proporcionando o aparecimento de uma nova sala de aula, tornando-a um autêntico ambiente de aprendizagem..
[1] Texto produzido para o curso Tecnologias na Educação com base na leitura e reflexão em Fundamentos da Informática na Educação : alguns aspectos, de Franz K. Pereira.
[2] Aluna do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as Tics, professora de Língua Portuguesa das redes estadual e municipal de ensino de Belém.
Infelizmente este avanço não visto na educação, pois segundo Symour Papert (1994), num período que houve muitas atividades humanas revolucionárias e beneficiadas por grandes mudanças, quase nada comparável foi feito na educação. Papert alerta, porém, que mudanças em educação não devem ser confundidas nem resumidas a atos essencialmente técnicos, induzidos por mudanças tecnológicas. Contudo, não se pode jogar toda a responsabilidade por essa situação à escola , pois grande parte disso cabe às políticas públicas que deveriam oferecer uma formação inicial que preparasse realmente o professor para o domínio dessa ferramenta que é o computador.
O filme “A explosão do conhecimento” reproduz fielmente o que se sucede através dos tempos na humanidade, apresentando os avanços no trabalho científico, mostrando que a humanidade vive em constante busca pelo novo desde a invenção da roda há cerca de cinco mil anos antes de Cristo até o aparecimento do computador, uma ferramenta que veio revolucionar o modo de pensar e agir do ser humano. Em relação à educação, o aparecimento do computador irá prover o educando de um constante conhecimento ao utilizar as novas tecnologias de comunicação e informação para o desenvolvimento de suas competências e habilidades ampliando seu universo de conhecimentos.
Sendo, assim, a informática vem para colaborar e integrar a tecnologia à atuação pedagógica e transformar o professor em um educador reflexivo e pesquisador, proporcionando o aparecimento de uma nova sala de aula, tornando-a um autêntico ambiente de aprendizagem..
[1] Texto produzido para o curso Tecnologias na Educação com base na leitura e reflexão em Fundamentos da Informática na Educação : alguns aspectos, de Franz K. Pereira.
[2] Aluna do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as Tics, professora de Língua Portuguesa das redes estadual e municipal de ensino de Belém.
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